Os segredos da natureza holística

Na busca do equilíbrio para um projeto diversos pontos devem ser sempre tomados e analisados minuciosamente. O arquiteto deve buscar referenciais de obras, produtos, revestimentos e diversas coisas que possam auxilia-lo no processo criativo do ambiente.
Mas e quando essas referências são cada vez mais clássicas e milenares? Como é possível extrair das antigas sociedades e até mesmo da natureza pontos que tragam equilíbrio para um lar?
Respondendo essas perguntas e aliando as respostas a tendências cada vez mais ecológicas, arquitetos vem buscando os segredos da natureza que fazem com que a obra se torne equilibrada, chamamos essa tendência de arquitetura de movimento holística ou apenas arquitetura holística.

Holística provém do grego holos, que significa totalidade. Refere-se à compreensão da realidade como um todo integrado, um todo cósmico, onde os elementos participam de uma dança complexa de inter-relação e correlação permanentes, entre si e com o todo.
A Arquitetura Holística é a arquitetura do Todo. Onde você e seu espaço estarão em completa harmonia.

Alguns pontos são muito importantes para ela, como:

  • HARMONIA E PAZ COM O MEIO AMBIENTE

O ambiente que preza por um equilíbrio energético deve ter diversos tipos de elementos naturais desde plantas, indo até a incensos, velas e outros acessórios.

Em paralelo com isso também devemos nos atentar a ambientes que acabam se tornando cansativos pela quantidade de elementos presentes e como eles reagem com o restante.

Ambientes leves nos entregam o essencial da melhor forma possível.

  • AMBIENTES HUMANIZADOS

Estamos numa época de repensarmos comportamentos.

Algumas atitudes que estavam enraizadas na nossa sociedade deram lugar a atitudes mais abrangentes, afim de que mais pessoas possam se sentir acolhidas.

Visto isso vemos cada vez mais escritórios, coworkings e outros ambientes com maior acessibilidade, melhores integrações entre os ambientes e distribuição de elementos naturais e sintéticos de forma alternada, afim de fazerem com que o ambiente se torne cada vez mais convidativo.

  • CONTORNOS SUAVES E CURVAS

Para aumentar a sensação de liberdade e de movimentação, curvas, contornos e objetos que antes eram desenhados de forma retangular vem passando por diversas mudanças que os deixam posicionados de forma mais leve ao ambiente.

Paredes com formas diferenciadas que estimulam ao toque também são muito bem vindas a esse tipo de projeto.

  • AROMAS QUE COMPOEM O AMBIENTE

Um ambiente de equilíbrio é construído em cima de dois pilares: conforto e paz.

Para obter os dois é necessário que o ambiente tenha aromas que harmonizem a ponto de buscar essa paz.

Velas aromáticas, incensos e outras técnicas são muito bem vindas para harmonizar cheiros.

Você conhecia a arquitetura holística?  Conta tudo pra gente e vamos renovar nosso lar!