Por Thomas Lira
Depois de apostar no Ultra Violet em 2018, no Living Coral em 2019, no Classic Blue em 2020 e no Ultimate Gray em 2021, a palavra do ano para a Pantone® é inovação.
A empresa de Nova Jersey, referência sobre escalas de cores a mais de cinquenta anos, revelou ao público que a cor tema do ano de 2022 seria uma inédita, algo que não acontecia a mais de vinte e três anos.
Em definição, a Very Peri se enquadra na paleta dos azuis, apesar de estar no limite para a paleta dos roxos e lilases.
“Quanto mais tons de vermelho o azul tem, mais ele se aproxima da família dos roxos. O azul é a cor mais querida de todos, a número um do mundo em termos de aceitação e por isso a Very Peri ainda é da família azul, mas bem na fronteira do roxo”
-Blanca Lliahnne, diretora do Lexus Groupe/Pantone no Brasil.
Para a Pantone a Very Peri significa otimismo e esperança e seus tons se misturam para trazer conforto em meio a todo momento de incertezas que vem sendo vivido pela humanidade nos últimos dois anos por conta da pandemia e as reorganizações econômicas e sociais.
“O azul mais feliz de todos, bem aquecido pelo tom avermelhado”
-Blanca Lliahnne
“A Cor do Ano Pantone reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando através daquela cor e o que podem esperar em resposta às suas expectativas”.
-Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.
Afinal, como podemos trazer essa cor para os detalhes da nossa casa? Por se tratar de uma cor forte e chamativa temos que mesclar com tons e cores mais neutras (off white, bege e cinza são boas pedidas para ornar com todo o ambiente).
CIMENTO QUEIMADO E A COR DE 2022
O revestimento de cimento queimado, que já é uma tendência moderna de arquitetura, quando combinado com o Very Peri em detalhes realça a cor tornando-a ainda mais viva e relevante para o nosso ambiente.
Tanto no piso, quanto nas paredes esse revestimento traz um ar moderno para a casa e se torna um coringa na decoração do seu lar.
Aqui na Protécnica temos disponível um legítimo revestimento de cimento queimado, o Mr. Cryl™, que já se tornou referência no mercado e, apesar de tradicional, é referência de modernidade e qualidade no mercado.
Utilizado em obras de arquitetos renomados como o arquiteto João Armentano e o arquiteto Diego Revollo.
A cor também traz um visual completamente diferenciado em tons de areia e bege que possuem brilho próprio, como as paredes que levam o revestimento de base areia metalizada. Aqui na Protécnica temos o revestimento Miss Metalic™ que entrega esse efeito com primazia.
Outra alternativa para ornar com o Very Peri é os revestimentos com texturas mais brutas como o Mr. Petras™ que também temos aqui.
Outra alternativa para diminuir o impacto de uma reforma seria a de intercalar alguns acessórios na cor pela casa, novamente contrastando com tons terrosos, pastéis e neutros.
Fato é que essa cor veio para ficar e assim podemos ter ela de forma viva em nossa casa, em nosso visual e também no nosso dia-a-dia.
Você gosta da cor? Quer incorporá-la em sua casa? Em seu visual? Em outros aspectos?
Conta tudo pra gente!